


Instagram e saúde mental – Como as redes sociais podem afetar o usuário
Considerado como a pior rede social para a saúde mental, o Instagram está, cotidianamente, inserido na vida dos internautas. Provavelmente, todos que têm conta nesta rede social já passaram um longo tempo vendo fotos de amigos ou de celebridades.
A grande problemática é que tais posts são feitos de forma que aparenta que a vida do outro é perfeita, isso é muito comum, principalmente, com pessoas famosas que estão sempre sorrindo, sempre viajando e com uma vida extremamente perfeita.
Por isso, uma pesquisa com especialistas conclui que o Instagram é muito prejudicial para a saúde mental das pessoas pelo fato de as pessoas tentarem se enquadrar no padrão de vida perfeita e feliz o tempo inteiro e isso pode causar grande ansiedade e sentimentos de inadequação.
A realidade das redes sociais
Muitas pessoas abordam este tema hoje em dia pelo fato de ser uma realidade cada vez mais presente e sempre existir o questionamento de “será que só eu que tenho uma vida comum e imperfeita?” quando na realidade, a vida mostrada nas mídias não é realista.
Por isso, cada vez mais, alguns famosos conscientes, estão usando seu grande alcance e visibilidade para mostrar para seus seguidores que a vida perfeita exibida no Instagram é uma farsa e que na verdade, são todos seres humanos como todos, cheio de inseguranças, fraquezas e uma série de problemas.
Porém, há a fantasia de que no Instagram e em outras mídias, só se pode mostrar uma vida boa e momentos bons, os outros momentos comuns e sem grandes agitações não têm espaço e é aí que as pessoas adoecem e se culpam por levar uma vida normal.
Ao se sentir fora do padrão da rede e se sentir como uma pessoa inadequada ali, as pessoas desenvolvem inseguranças, se comparam com outras e acabam tendo que resolver certos problemas com a ajuda de um profissional qualificado para que entenda que está tudo bem em não ser como os outros, não ter uma vida perfeita, um corpo perfeito, dentre outros fatores.
A grande problemática existente também são os julgamentos que as pessoas fazem às outras pessoas dentro do Instagram fazendo com que o outro se sinta sempre frustrado, com a sensação de que nada nunca está suficientemente bom para tal cenário.
No ranking de redes sociais prejudiciais e que causam ansiedade e sentimentos de solidão, o Instagram está em primeiro lugar, o Snapchat em segundo, o Facebook em terceiro, o Twitter em quarto e o Youtube em quinto, há uma série de decisões que podem ser tomadas para melhorar estes desconfortos.
Medidas que ajudarão no desconforto causado pelo Instagram
Com a retirada de número de curtidas no Instagram, já houve uma melhora significativa nas frustrações, pois dessa forma as pessoas não ficam na expectativa de mostrar que tem muitas curtidas em suas fotos e ficar comparando sua quantidade com perfis com grande numeração.
Além disso, é necessário deixar de seguir pessoas que estão em uma realidade muito distante da sua, e todas aquelas que você olha o perfil e sente que está lhe causando desconforto ou algum tipo de ansiedade. Por isso, se concentre em perfis que você se identifica e sente que faz bem para sua saúde mental.
Tenha em mente que os posts no Instagram são apenas um recorte da vida da pessoa e não a vida dela inteira, por isso, ali ela pode aparentar não ter grandes problemas, mas não é exibida a vida completa, portanto, não se pode considerar uma vida perfeita diante disso.
Lembre-se sempre que todos são seres humanos e por mais diversos que sejam, todos têm problemas que, às vezes, nem imaginamos. Dessa forma, deixe de comparar sua vida com os demais e entenda que cada pessoa tem sua singularidade.
Além disso, é preciso viver a realidade e não se prender nas vidas expostas em redes sociais, o real é diferente do que está na internet e, por isso, é extremamente importante reduzir o tempo que se passa em redes sociais, como o Instagram.
Reduzindo o tempo no Instagram
Para ajudar na redução do tempo na rede, foi criado um recurso de restringir o tempo de uso na rede social. Tal recurso funciona de modo que, a pessoa escolhe quanto tempo pretende passar usando a rede social e assim que atinge esse tempo, o próprio Instagram avisa o usuário que o tempo foi atingido.
É importante tomar tais decisões para ter uma vida mental mais saudável e sem o peso e preocupação de não estar agradando a todos e não estar do mesmo jeito que o outro está vivendo, por isso respeite sua individualidade, respeite seu tempo de uso diário e siga pessoas que lhe causam bem estar e façam bem para você à medida que você se identifica.
Veja como podemos ajudar a fazer sua empresa se destacar na internet!