
E-book: tudo o que você precisa saber
Para ir direto ao assunto, o e-book é considerado um livro em formato digital, recheado de informações relevantes para o seu público. Trata-se de um conteúdo rico, capaz de ensinar algo gratuitamente.
Com excelente taxa de conversão de lead, o e-book se tornou essencial para estratégia de marketing digital. Quando oferecemos conteúdo de alto valor em troca de informações de contato, aquela pessoa que estava apenas visitando sua página, acaba automaticamente, se transformando em lead.
Como o e-book funciona na prática?
Bom, imagine que você gosta de aprender sobre investimento, justamente para saber como investir seu dinheiro da melhor forma. Ao pesquisar sobre o assunto, uma página na internet te prende a atenção, cheia de conteúdos relevantes. Após ler o que precisava, a página oferece um e-book para você aperfeiçoar ainda mais o assunto que aprendeu, apenas deixando o e-mail para conseguir baixar o material. Assim você sai satisfeito, pois agora vai dominar ainda mais o assunto sobre investimento, e a empresa fica ainda mais, já que conseguiu seu contato.
Por que é importante consegui o contato do lead?
Diferente do que muitos devem estar pensando, ao conseguir o e-mail não devemos fazer uma venda direta no primeiro contato, tudo vai depender do nível de consciência do seu lead.
Após entregar o e-book, você pode continuar mandando outros materiais, durante alguns dias, que agreguem ainda mais valor. Até aqui, seu lead já entrou em suas redes sociais e já te conhece, melhor ainda, ele já entendeu que você domina o assunto.
Enviar convite para lives é uma ótima forma de criar um vínculo, pois ele vai conhecer o rosto por trás da sua marca, além de aprender como seu produto pode facilitar aquilo que vem aprendendo com o passar dos dias. A partir daí, o lead já sabe que tem um problema e sem o seu produto será difícil de resolver. A partir disso, começam a surgir as vendas!
Vantagens do e-book
Já deu para entender a importância do e-book para as estratégias digitais, né? Principalmente quando falamos em marketing de conteúdo ou inbound marketing. Existem algumas vantagens de trabalhar com esse livro digital:
FACILIDADE NA ENTREGA
Por ser um produto digital, não é necessário ter aquele trabalho de postar pelo correio, e ainda correr riscos de surgir imprevistos no caminho. A partir do momento em que a pessoa deixa seu e-mail, o e-book é enviado dentro de alguns minutos.
COLOCAR À VENDA
O e-book não precisa necessariamente ser gratuito, também pode ser vendido! Sim, ele continua sendo uma ótima moeda de troca no mundo digital, mas quando se trata de assuntos densos pode ser vendido, e seu preço varia bastante.
QUALIFICAÇÃO DE LEAD
Seu lead passa por alguns níveis de consciência até realizar a compra. Isso porque alguns nem sabem que tem um problema, enquanto outros ainda não pensam em seu produto como uma possível solução. O e-book pode ser usado para melhorar essa consciência, levando cada vez mais conteúdos relevantes para o público. É como ensinar uma receita, fazendo o lead entender que a cereja do bolo é o seu produto.
Conclusões sobre o e-book
Para conversão de leads, o e-book é uma das estratégias mais eficientes dentro do marketing digital. É uma ótima porta de entrada para potenciais clientes e para tornar-se mais conhecido na internet, já que são facilmente compartilhados.
Contudo, criar esse livro digital não é uma tarefa fácil, pois estamos falando de oferecer conteúdos riscos, que realmente ensinem a sair do ponto A e ir ao ponto B. Essa estratégia terá o resultado esperado quando bem estruturada, caso contrário terá o efeito reverso. De nada adianta conseguir o contato do lead e oferecer em troca um material sem valor, ele pode se sentir “enganado”.
Portanto, procure profissionais que possam te ajudar com essa tarefa, criando e-books com conteúdos relevantes para o seu público e garanta ótimos resultados.